Thursday, December 08, 2011

Diego Rivera e Portugal

Diego Rivera esteve por uma vez em Portugal no distante ano de 1910.

Diego María Concepcion Juan Nepomuceno Estanislao of Rivera nasceu a 8 de Dezembro de 1886 na cidade de Guanajuato no México.
Estudou na Academia das Artes de San Carlos na cidade do México de onde viria a ser expulso em 1902 por participar nas revoltas estudantis.
Faz a sua primeira exposição em 1907 que teve sucesso imediato junto do público, que lhe valeu uma bolsa atribuída pelo governo de Veracruz para continuar a sua formação em Espanha na escola San Fernando em Madrid. Foi a partir da sua base na capital espanhola que efectuou várias viagens a França, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Portugal.
Foi em Paris que terá contactado com o pintor e escritor português Guilherme de Santa-Rita que deu origem ao Futurismo em território nacional que despertou a sua curiosidade de conhecer Lisboa.
As referência da estadia de Diego Rivera em terras lusas são escassas até porque não terá estado mais de 2 semanas, mas frequentou os antros intelectuais como o Martinho da Arcádia e o café A Brasileira no Largo do Chiado. Resta-nos pesquisar a data concreta em que Diego Rivera esteve em Portugal para determinar se conspirou contra a Monarquia ou se teria já celebrado a implantação da República.

No comments: