Sunday, September 11, 2011

Português lidera investigação sobre asma

As investigações mais importantes sobre a asma são lideradas por um Português que faz parte de uma equipa do Queensland Institute of Medical Research.


O estudo consistiu em comparar o ADN de 2669 asmáticos com o de 4528 pessoas sem asma e descobriu que existem 2 zonas com diferença no ADN que estão igualmente relacionadas com a artrite reumatóide. O português Dr. Manuel AR Ferreira cuja investigação foi publicada na Revista Lancet acredita que os medicamentos utilizados contra a artrite podem igualmente ter efeitos positivos contra a asma.

Sunday, September 04, 2011

Novos espelhos com a descontinuidade da fase

Explorando uma nova técnica denominada como descontinuidade de fase vai ser possível ter novos espelhos.

Esta nova técnica descoberta por investigadores do SEAS - School of Engineering and Aplied Sciences de Harvard induz os raios de luz a comportarem-se de forma a desafiar as leis centenárias da reflexão e refracção.

A descoberta publicado a 2 de Setembro de 2011 no Jornal da Ciência e descrita na Harvad Gazette levou a reformulação das leis matemáticas que explicavam o caminho dos raios de luz reflecidos numa superfície ou quando passam de um meio para o outro como o do ar para o vidro. Esta descoberta traz para a óptica novos e incríveis desenvolvimentos onde se pode controlar a frequência que transmite a cor, a amplitude que dá o brilho e a polarização da luz.
Com a descoberta da descontinuidade da fase vai se possível construir uma casa de espelhos como nunca ninguém tinha visto ainda.