Thursday, January 12, 2012

Simplificação da linguagem

Sandra Fisher Martins faz uma campanha fabulosa pela simplificação da linguagem. 
Todos nós já nos deparamos no dia a dia com textos imperceptíveis, na maior parte das vezes porque não somos burros, mas porque simplesmente esses documentos foram feitos para não os percebermos. Quais as razões que levam os seus autores a escreve-los dessa forma:

  • Segundo a teoria de Einstein, não a da relatividade mas outra menos afamada, é que quem não consegue escrever sobre um assunto de forma simples é porque não o percebe, portanto os senhores e senhoras que escrevem estes textos cheios de palavras caras não pescam patavina do assunto;
  • A nossa teoria é que estes documentos são escritos para não os percebermos e consequentemente não termos ideia nenhuma dos nossos direitos e deveres. Mais tarde podem processar-nos, culpar-nos e acusar-nos sem termos qualquer forma de defesa, assinamos, portanto acordamos com o que estava escrito sem sequer termos percebido 10% do seu conteúdo.

Qualquer que seja a razão é altura de dizer basta, basta de incompreensão documental. É necessário nova legislação para acabar com esta fraude, precisamos de documentos legíveis e perceptíveis, claros e concisos. A lei deve obrigar e deve permitir a anulação de qualquer contrato que não cumpra estas regras. Lutamos por uma simplificação da linguagem escrita.

No comments: